Eletiva nº 16 - Saúde, Bem-Estar e Qualidade de Vida

RESPONSÁVEL


Maria Olímpia

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta central da Eletiva baseia-se na transformação de pensamento e comportamento dos(as) estudantes em relação aos recursos naturais, promovendo a mentalidade sustentável e circular, conduzindo-os(as) na realização de mudanças de hábitos pessoais e no exercício de influência política para promoção de melhorias dos problemas socioambientais da comunidade escolar.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A metodologia utilizada para aplicação da referida eletiva é tradicional e com metodologias ativas como: rodas de conversa sobre saúde emocional e autoestima, estudos de caso sobre alimentação e sedentarismo, gamificação: desafios semanais de hábitos saudáveis, diário de bem-estar: registro de emoções, alimentação, sono e atividade física, entrevistas com profissionais da saúde (presenciais ou virtuais),aplicar questionários sobre hábitos saudáveis na comunidade escolar, fazer pesquisas de campo (como visitas a postos de saúde ou hortas comunitárias), criar relatórios com dados coletados e propor ações de melhoria. As atividades serão desenvolvidas por meio de pesquisas, elaboração de relatórios, games, vídeo, elaboração de questionário, fotografias, painéis.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância acontecerá com a exposição e apresentação dos produtos desenvolvidos pelos estudantes com as devidas orientações da professora responsável, abordando os temas referentes ao que foi construído e discutido ao longo do semestre através de uma feira interativa, teatro(cena) ou musical, exposição multimidia, guia do bem-estar.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências



    Eletiva nº 17 - Como usar um Editor de Textos

    RESPONSÁVEL


    Rejane

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o aprendizado e utilização de editores de texto apresentando as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para confecção de pesquisas escolares.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas expositivas dialogadas, disponibilidade de materiais de apoio e/ou videoaulas pela plataforma Google Sala de Aula, aulas práticas de digitação de textos em editores de textos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Os alunos deverão apresentar ao término do primeiro semestre os trabalhos digitados durante o semestre nas aulas de acordo com o aprendizado ocorrido no aplicativo específico e as normas da ABNT. A apresentação também será exposta virtualmente para toda a comunidade escolar e público em geral nas redes sociais disponíveis para tanto, sejam institucionais, sejam pessoais da docente (Instagram, YouTube, Facebook, TikTok, entre outras). Nas referidas plataformas também serão replicados conteúdos, materiais e processos de criação durante o andamento das aulas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte



    Eletiva nº 19 - Leitura em verso: A poesia na escola

    RESPONSÁVEL


    Júlio

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover e ampliar o letramento escolar através da leitura de poemas diversos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas expositivas dialogadas, disponibilidade de materiais de apoio e videoaulas, aulas práticas e exposição oral, pesquisas na internet em sites selecionados, observação e análise de poemas diversos, interpretação e discussão de textos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de um “Sarau de poesias” criado pelos próprios estudantes, adentrando o reino da comunicação global e da expressão artística, o que aumenta o vocabulário e amplia o repertório linguístico, a criatividade e a imaginação dos estudantes de forma envolvente.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 20 - Convivência e Direitos

    RESPONSÁVEL


    Thiago

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover a integração entre Inteligência Emocional e Direitos Humanos através do desenvolvimento de competências socioemocionais que fortaleçam o respeito à dignidade humana, a prevenção de violações e a construção de relações sociais baseadas em empatia e equidade.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • ✓ Educação Experiencial: Organizar atividades práticas e visitas a espaços comunitários, como a Câmara dos Vereadores e outros lugares que relevância política, para que os alunos possam vivenciar diretamente questões ambientais relevantes para o seu cotidiano. ✓ Role-Playing com Diálogo Reflexivo o Simulações de conflitos reais onde alunos alternam papéis (vítima/agente/mediador) o Debates pós-cena focados em análise emocional e aspectos legais ✓ Estudo de Casos Vivenciais o Análise de situações históricas através da lente dupla: emocional (como os envolvidos sentiram) e jurídica (quais direitos foram violados/protegidos) 5 ✓ Mapas Emocionais Coletivos o Criação de diagramas que conectem artigos da Declaração Universal aos sentimentos que protegem ou violam ✓ Projetos de Intervenção Social Guiados o Desenvolvimento de campanhas comunitárias que apliquem técnicas de IE para promover direitos específicos ✓ Fóruns de Justiça Restaurativa Escolar o Mediação real de conflitos entre alunos utilizando protocolos emocionalmente inteligentes baseados em princípios humanos ✓ Jornadas de Autoconhecimento Estruturado o Diários emocionais vinculados a estudos de legislação, com exercícios semanais de reflexão cruzada ✓ Análise Crítica de Conteúdo Midático o Dissociação entre aspectos emocionais manipulativos e violações de direitos em propagandas/notícias ✓ Técnicas de Teatro do Oprimido Adaptadas o Encenações interativas onde espectadores intervêm modificando ações e discursos sob perspectiva humana/emocional ✓ Circuitos de Aprendizagem Experiencial o Rotação por estações que combinem atividades práticas (ex: redação de cartas advocacy) com exercícios de regulação emocional ✓ Sessões de Mindfulness Contextualizado o Práticas breves de atenção plena precedendo discussões sobre temas sensíveis, desenvolvendo autocontrole para debates respeitosos
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A culminância é um marco importante para a eletiva, representa a somatória de todas as ações realizados ao longo do semestre: a seguir, segue uma lista com possíveis culminâncias. Podendo ser realizadas tendo em vista as vicissitudes do cotidiano em sala de aula.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História



    Eletiva nº 21 - Os frutos do domínio do Cerrado

    RESPONSÁVEL


    José Augusto

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar conhecimento a respeito do bioma cerrado; Auxiliar na conservação desse ecossistema por meio da conscientização dos jovens escolares; Difundir a importância dos frutos do cerrado para a cultura goiana.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Realizar pesquisas sobre propriedades medicinais dos frutos do cerrado; Montar um portfólio com as variedades dos frutos do cerrado e suas características específicas; Interpretar a letra da música “frutos da terra”. Selecionar um fruto para cada aluno montar na cartolina o desenho dos frutos e pesquisar suas características.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação de portfólio com a pesquisa a respeito dos frutos do cerrado com ênfase em imagem, desenho, caracteristica gerais do fruto, valor medicinal, nutricional e gastronômico.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia



    Eletiva nº 22 - Física em Ação

    RESPONSÁVEL


    Cláudia

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Esta disciplina eletiva surgiu da necessidade de aguçar a curiosidade e a percepção do aluno ao fato de que as ciências, em especial a Física, estão presentes em nossa vida. Entender que situações simples como se olhar num espelho, tomar banho quente, acender uma lâmpada, usar a calculadora ou qualquer dispositivo eletrônico envolve ciência. Esse projeto visa expandir a visão do aluno não apenas no âmbito acadêmico, mas inclusive na sua vivência, pois ao compreender melhor a ciência, tende a usar seus benefícios de forma profícua e consciente.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Será explorado o porquê das coisas, como surgiram, como funcionam, qual a forma mais adequada para seu funcionamento. Abordaremos recursos que fazem parte do cotidiano do aluno, como ventilador, celular, chuveiro elétrico, entre outros. Além do conhecimento científico e histórico, o projeto dará ênfase em situações da vida cotidiana do aluno, pois é sabido que o aprendizado é melhor quando voltado para a realidade do aluno.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Mostra de todo material produzido pelos alunos, cartazes, charges e vídeos. Apresentarão ao público visitante, abordando ciência e tecnologia em situações cotidianas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física



    Eletiva nº 23 - Xadrez que Educa

    RESPONSÁVEL


    Jhonny

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos alunos da Instituição de Ensino a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas e capacidade de calcular e resolver problemas do dia a dia .
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas expositivas dialogadas, filmes, roda de conversas e resolução de atividades impressas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Um torneio interno de xadrez no final do semestre. Onde a inscrição será 1kg de alimentos não perecíveis.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 24 - Do mato ao prato

    RESPONSÁVEL


    Paulo

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A técnica do plantio estão presente em cotidiano e muitas vezes não conseguimos identificá-los. Assim fazemos o uso inadequado e promovemos o desperdício ou até acidentes pela incompreensão do que lidamos para plantarmos nossas próprias hortaliças. Nesse contexto, torna-se relevante o desenvolvimento de atividade experimental envolvendo os estudantes, que promovam a construção de técnicas ao longo da identificação de diferentes formas para produzirem seus próprios alimentos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Este projeto faz parte da participação ativa como princípios norteadores do trabalho reflexivo e de ação em campo, a partir das aulas ministradas com o pilar em todo o momento, serão propostos uma intervenção em todo processo das aulas, que são distribuídas em aulas práticas e teóricas. Será introduzida uma metodologia que beneficie o desenvolvimento dos educandos, levando em considerações suas características individuais e limitações pessoais. Através do resultado do diagnóstico da turma será definido uma estratégia de trabalho com objetivos a serem alcançados e desenvolvidos durante as aulas com a meta de promover uma aprendizagem significativa que desperte nos alunos o gosto e a vontade pela produção e trabalhos que envolvam a natureza através da eletiva. Prática: Aulas serão ministradas no ambiente físico da escolar voltado ao plantio e utilizando os recursos fornecidos, com intuito dos alunos plantarem suas próprias hortaliças favoritas. Teórica: O gênero proposto será apresentado aos alunos para uma base teórica para auxiliar no entendimento e na execução das aulas práticas. Diante disto, torna imprescindível, no contexto de uma proposta investigativa, onde a metodologia escolhida estrutura-se na forma de pesquisa-ação, identificando os possíveis problemas, criando soluções e avaliando os resultados.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Distribuição das hortaliças plantadas durante a eletiva com auxílio do professor entre os demais estudantes da escola, para uma futura degustação com seus familiares em seus respectivos lares.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia



    Eletiva nº 25 - Crédito ou Débito?

    RESPONSÁVEL


    Taynara

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva "Crédito ou Débito?" surge como uma resposta educativa e prática a esse desafio. Utilizando a matemática financeira de forma contextualizada, o projeto visa desenvolver a autonomia dos estudantes, promover o pensamento crítico diante das armadilhas do consumo e capacitar os jovens para uma vida financeira mais equilibrada e planejada. Além disso, ao integrar ferramentas tecnológicas como o Excel, filmes e jogos, a proposta torna o aprendizado mais dinâmico, próximo da realidade dos alunos e alinhado às competências da BNCC.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A eletiva "Crédito ou Débito?" será desenvolvida com base em metodologias ativas, centradas na participação dos estudantes, valorizando suas vivências e saberes prévios sobre o uso do dinheiro. As aulas combinarão explicações dialogadas, atividades práticas, dinâmicas em grupo, análise de situações reais e o uso de tecnologia digital como ferramenta de aprendizagem. Serão utilizados: - Estudos de caso do cotidiano (ex: compras a prazo, cartão de crédito, inflação, promoções). - Jogos educativos sobre consumo, planejamento e investimentos. - Planilhas no Excel para simular orçamentos, cálculos de juros e comparações de cenários financeiros. - Análise de reportagens e vídeos sobre economia, consumo e educação financeira. - Debates e rodas de conversa sobre temas como consumismo, publicidade, endividamento e organização financeira. - Filmes e documentários que provoquem reflexões sobre a relação com o dinheiro. Projeto final integrador, no qual os alunos irão aplicar os conhecimentos adquiridos para resolver um problema real ou simulado envolvendo planejamento financeiro.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Sobreviver com R$ 1.200 Os alunos receberão um cenário fictício: são jovens adultos recebendo um salário mínimo e terão que sobreviver por 30 dias, organizando todos os aspectos da vida (moradia, transporte, alimentação, lazer, dívidas, etc.). Tarefas: - Criar um planejamento no Excel - Justificar as escolhas e cortar despesas se necessário - Simular imprevistos (multas, emergências médicas, perda de renda) Apresentação final do “Plano de Sobrevivência Financeira” dos estudantes, com confecção de infográficos e planilhas que sintetizem os principais conceitos aprendidos ao longo da eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 26 - Apitou, Começou: Vôlei. Desenvolvimento através dos jogos coletivos

    RESPONSÁVEL


    Nathália

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Dar possibilidades aos alunos, através das práticas esportivas, ter acesso a atividades que vão do lazer à prática do esporte escolar até ao esporte de alto rendimento, com a participação em eventos e competições esportivas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A execução do projeto se dará por meio de atividades dirigidas parte prática de movimento vivenciando aquilo que está sendo aprendido em sala. Os estudantes ao longo do semestre terão que desenvolver habilidades e se adaptar em meio aos conflitos e situações que foram surgindo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A Culminância acontecerá no final do 2º semestre com exposição do que foi confeccionado, banners e vídeos apresentados pelos estudantes que passaram pelo processo de criação e experimentação. E a organização do torneio interno de vôlei do CEPI sendo que alguns árbitros serão os estudantes da eletiva de jogos coletivos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física