Eletiva nº 1 - ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL: MEIO AMBIENTE, CULTURA E DIVERSIDADE

RESPONSÁVEL


Bárbara

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Ampliar o pensamento dos educandos, levando-os a tomarem uma atitude perante os hábitos alimentares, conscientizando-os de que o consumo de alimentos saudáveis contribui para a melhoria da saúde e do bem-estar familiar de todos, mas também é pensado dentro de uma cadeia produtiva, envolvendo o cultivo, distribuição, culturas e sustentabilidade.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aula expositiva, dialogada e debatida, buscando relacionar os conceitos estudados relacionando ao cotidiano dos estudantes. Dessa forma, inclui-se: • Debates; • Análise de textos teóricos; • Análise de dados secundários, mapas, gráficos e tabelas; • Reflexão sobre as problemáticas envolvidas no tema; • Adoção de práticas sobre consumo alimentar sustentável; • Inclusão de iniciativas sustentáveis; • Atividades práticas; • Observação de materiais audiovisuais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Como proposta de culminância objetiva-se uma campanha de conscientização socioambiental ou a criação de um protótipo de inovação sustentável para ser inserido na estrutura/rotina da escola. Além de promover um lanche baseado na alimentação sustentável.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Geografia
    •  Sociologia



    Eletiva nº 2 - GAME OVER! EXPLORANDO O INGLÊS ATRAVÉS DOS JOGOS

    RESPONSÁVEL


    Ireni

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Estimular o espírito de equipe, a criatividade, a capacidade de solucionar problemas e o pensamento crítico, utilizando-se do inglês não apenas como um fim, mas como o veículo de interação e expressão entre os participantes.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Materiais produzidos e disponibilizados pelo professor, em especial manuais de regras completos, em inglês, dos jogos utilizados em aula. Dentre os jogos a serem ofertados estão: Uno (e suas variações Uno Flex, Uno Flip, Dos), Jenga, The Game of Life, Monopoly, Stop, Guess Who, Clue, Battleship, Baamboozle, Scrabble, etc
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Por meio da exposição dos trabalhos de pesquisa, confecção de jogos de cartas e tabuleiros em inglês.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  História
    •  Inglês



    Eletiva nº 3 - MATEMÁTICA BÁSICA: QUE COMECEM OS JOGOS

    RESPONSÁVEL


    Jhonny

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Promover o aprendizados e compreensão das quatro operações básicas da matemática adição, subtração, multiplicação e divisão.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas expositivas dialogadas, disponibilidade de materiais para construção de um quadro de valores, resolução de atividades impressas para desenvolver atenção, concentração, raciocínio lógico e viso espacial (sudoku e kakuro).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição do quadro de valores e das atividades realizadas durante o semestre através de murais e apresentação na tv.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 4 - APITOU! COMEÇOU! DESENVOLVIMENTO CORPORAL ATRAVÉS DE JOGOS COLETIVOS

    RESPONSÁVEL


    Nathália

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Dar possibilidades aos alunos, através das práticas esportivas, ter acesso a atividades que vão do lazer à prática do esporte escolar até ao esporte de alto rendimento, com a participação em eventos e competições esportivas.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A execução do projeto se dará por meio de atividades dirigidas parte prática de movimento vivenciando aquilo que está sendo aprendido em sala. Os estudantes ao longo do semestre terão que desenvolver habilidades e se adaptar em meio ao conflitos que foram surgindo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A Culminância acontecerá no final do 1º semestre com exposição do que foi confeccionado, banners e vídeos apresentados pelos estudantes que passaram pelo processo de criação e experimentação. E a organização do torneio interno de vôlei /queimada do CEPI sendo que alguns árbitros serão os estudantes da eletiva de jogos coletivos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  História



    Eletiva nº 5 - SABERES DA CULTURA GOIANA

    RESPONSÁVEL


    Noemia

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Mergulhar na cultura e história do estado de Goiás e refletir sobre a adaptação do brasileiro ao ambiente do cerrado.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Realização de diversas atividades: pesquisa na web sobre colonização de Goiás até atualidade; estudo em grupo; músicas; poemas; expressão criativa: ilustração, confecção de cartazes, painel, montagem de álbum; textos desordenado; debate; desafio, além de atividades lúdicas incluindo caça palavras, bingo, trilha, jogo da memória e ainda saberes, sabores / práticas locais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A Culminância acontecerá no final do 1º semestre de 2025 com exposição do que foi confeccionado, banners e vídeos apresentados pelos estudantes que passaram pelo processo de criação e experimentação.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Geografia
    •  História



    Eletiva nº 6 - EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA

    RESPONSÁVEL


    Taynara

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A educação para o trânsito é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis. A matemática possui papel essencial neste contexto, pois está presente em cálculos de velocidade, distância, tempo de frenagem, estatísticas de acidentes e outras situações cotidianas do trânsito. Este projeto visa integrar conceitos matemáticos com situações reais do trânsito, desenvolvendo tanto o raciocínio lógico-matemático quanto a consciência sobre segurança viária.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 1. ANÁLISE DE GEOMÉTRICA DAS SINALIZAÇÕES - Analisar as diferentes formas geométricas nas sinalizações 2. ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES - Coletar dados sobre acidentes na região - Construir gráficos e tabelas - Calcular médias, medianas e modas - Analisar probabilidades de acidentes em diferentes condições 3. GEOMETRIA DAS VIAS - Calcular raios de curvas - Analisar ângulos em cruzamentos - Estudar geometria de rotatórias - Calcular áreas de estacionamento 4. CONSUMO E ECONOMIA - Calcular consumo de combustível - Analisar relação velocidade x consumo - Criar planilhas de custos de manutenção 5. BOAS PRÁTICAS NO TRÂNSITO - Discutir as boas práticas no trânsito - Criação de Cartazes para informar a comunidade 6. DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTE * Estudar diferentes meios de transportes e como isso afeta o cotidiana da população
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • MAPEAMENTO DE RISCOS - Mapear pontos críticos no entorno da escola - Descrever fluxo de veículos e pedestres - Propor soluções baseadas em dados matemáticos - Apresentar resultados para a comunidade escolar
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 7 - FOGUETES

    RESPONSÁVEL


    Cláudia

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Esta disciplina eletiva surgiu da importância de aguçar a curiosidade e a percepção do aluno sobre a astrofísica, sua história, importância e contribuições. Entender a relação de descobertas astrofísicas com as diversas áreas do conhecimento, esse projeto visa expandir a visão do aluno não apenas no âmbito acadêmico, mas inclusive na sua vivência, pois ao compreender melhor a ciência, tende a usar seus benefícios de forma profícua e consciente.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Será abordado o conhecimento científico e histórico, o projeto dará ênfase tanto na origem quanto nos conceitos físicos envolvidos, além de explorar as descobertas químico - biológicas espaciais. Para a construção das bases de lançamentos e dos protótipos serão necessários conhecimentos matemáticos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Mostra de todo material produzido pelos alunos, desde modelos simples de papel até os de médio alcance. Apresentarão ao público visitante, abordando ciência e tecnologia astronáuticas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física
    •  Geografia
    •  Química



    Eletiva nº 8 - XADREZ QUE EDUCA

    RESPONSÁVEL


    Jhonny

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos alunos da Instituição de Ensino a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez e utilizá-lo para desenvolver suas habilidades cognitivas e capacidade de calcular e resolver problemas do dia a dia .
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas expositivas dialogadas, filmes, roda de conversas e resolução de atividades impressas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Um torneio interno de xadrez no final do semestre, onde a inscrição será 2kg de alimentos não perecíveis.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 9 - DOCE VENENO X ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

    RESPONSÁVEL


    Nathália

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Este projeto tem como objetivo educar e estimular os jovens para a importância da prevenção na saúde, focando a importância da adoção de estilos de vida saudável, focando a patologia associadas a estilos de vida sedentários.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A execução do projeto se dará por meio de atividades dirigidas e textos que possam orientar os educandos quanto a prática de uma alimentação saudável e mudanças de hábitos alimentares não-saudáveis. Durante o processo, executaremos algumas receitas de pratos saudáveis e esclareceremos os mitos e verdades sobre alguns alimentos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A Culminância acontecerá no final do 1º semestre com exposição do que foi confeccionado, banners e vídeos com resultados do protocolos de medidas dos estudantes do CEPI, apresentados pelos estudantes que passaram pelo processo de criação e experimentação.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 10 - ESPANHOL PARA O ENEM

    RESPONSÁVEL


    Rejane

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A implementação deste projeto justifica-se por permitir aos participantes a ampliação de seus conhecimentos linguísticos, multissemióticos e culturais, por oportunizar o desenvolvimento de competências e habilidades em ascensão no mundo do trabalho e por atender às legislações educacionais estabelecidas para a Educação Básica – etapa Ensino Médio. Além disso, permite aos estudantes melhor preparação para a realização da prova de Língua Estrangeira - modalidade espanhol no Exame Nacional do Ensino Médio e demais vestibulares.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aulas expositivas dialogadas, disponibilidade de materiais de apoio e videoaulas pela plataforma Google Sala de Aula, resolução de listas de exercícios em espanhol, pesquisas na internet em sites selecionados, observação e análise de obras artísticas produzidas por artistas espanhóis e/ou hispânicos.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Os alunos deverão apresentar ao término do primeiro semestre os conhecimentos adquiridos em língua espanhola, apresentando textos, imagens personalidades relacionados à cultura espanhola e/ou hispânica através de explicação de pôsteres, livros, documentários, murais, representações diversas e/ou games. Também será desenvolvida uma linha do tempo das atividades desenvolvidas no semestre, com exposição de materiais e tarefas utilizados durante o semestre para explicar o processo de aprendizado. A apresentação também será exposta virtualmente para toda a comunidade escolar e público em geral nas redes sociais disponíveis para tanto, sejam institucionais, sejam pessoais da docente (Instagram, YouTube, Facebook, TikTok, entre outras). Nas referidas plataformas também serão replicados conteúdos, materiais e processos de criação durante o andamento das aulas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Espanhol
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 11 - DESENVOLVIMENTO X DESTRUIÇÃO - LIÇÕES CONTEMPORÂNEAS

    RESPONSÁVEL


    Thiago

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A proposta da Eletiva se fundamenta na necessidade urgente de promover uma consciência crítica e ativa em relação às questões ambientais contemporâneas. Diante dos desafios globais, como as crises ecológicas, a eletiva concentrará esforços na compreensão e reflexão dos seguintes desastres ambientais que marcaram a história recente do Brasil: ✓ Incêndio na Vila Socó (São Paulo, 1984) ✓ Contaminação de Césio 137 (Goiás, 1987) ✓ Vazamento de óleo na Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, 2000) ✓ Afundamento gradual do solo em Maceió (2014) ✓ Rompimento da barragem de Mariana (Minas Gerais, 2015) ✓ Rompimento da barragem de Brumadinho (Minas Gerais, 2019)
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP); Jogos de Tabuleiro; Estudo de Casos; Debates e Discussões; Oficinas Práticas; Uso de Tecnologias Digitais; Visitas de Campo.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Jogos e Simuladores Educativos: ✓ Organizar uma tarde de jogos de tabuleiro educativos como "Catan" ou "EcoGame"; ✓ Utilizar simuladores online que reproduzam ecossistemas, como "SimCity" ou "Farming Simulator", para entender as interações ambientais. ✓ Viabilizar o usufruto de Simuladores online que permitam a gestão de recursos em meio a desastres ambientais, Stop Disaster ✓ Criação de Jogos Autorais com o tema: Desastres Ambientais Antrópicos ❖ Maquetes e Dioramas: Criação de Maquetes, Dioramas ou “Escape Room” para viabilizar a imersão dos estudantes na temática dos desastres ambientais.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Matemática
    •  Química